Blog

Aqui você vai encontrar diversas notícias do mundo rural, e debater diversos assuntos.

25Jan / 2023

Leite A2A2: Tudo o que você precisa saber!!

Leia Mais

Leite A2A2: Tudo o que você precisa saber!! Para dar início a nossa conversa, os lácteos são as melhores fontes naturais de cálcio, pois apresentam a mais alta biodisponibilidade desse mineral, ou seja, grande parte do cálcio ingerido é absorvido. Isso, porque outros alimentos ricos em cálcio, como as verduras verde-escuras, por exemplo, possuem substâncias, como os fitatos e taninos, que reduzem a absorção do mineral. Tornando assim o  leite  um alimento rico nutricionalmente e (...)

25Jan / 2023

Nelore Myo!! Saiba mais desta Raça!!

Leia Mais

Após 12 anos de estudos, pesquisadores desenvolveram uma raça capaz de produzir até 3 arrobas a mais, comparada as demais raças, e isso se deve ao melhor rendimento de carcaça, chegando à 60%. O estudo foi desenvolvido em conjunto por pesquisadores da FMVA UNESP Araçatuba, médico veterinário Rodrigo Alonso, UFRJ, professor Amílcar Tanuri, e Departamento de Reprodução Animal da USP. Amílcar Tanuri, professor da UFRJ relata que através desse cruzamento de animais da raça Belg (...)

18Jan / 2023

Pecuária no Brasil: como nos tornamos o maior produtor de carne do mundo!

Leia Mais

A história da pecuária no Brasil tem início no século XVI, quando as primeiras cabeças de gado chegaram no Nordeste, mais precisamente na capitania de São Vicente. Pecuária é uma atividade econômica voltada para a criação de animais. A história da pecuária está ligada aos primórdios do planeta, quando os seres humanos domesticaram os animais, principalmente para facilitar a obtenção de alimentos e insumos. Naquela época era pouco provável de se acreditar que a pecuária (...)

02Jan / 2023

Benefícios da Utilização do Tronco de Contenção

Leia Mais

O Brasil é o país com o maior rebanho comercial do mundo, com 216 milhões de cabeças de gado. Desses, 80% é da raça zebuína. Com anos de história e muitas pesquisas realizadas com veterinários, zootecnistas, pecuaristas e homens do campo, chegou-se a um desenho perfeito para o manejo de todas as raças de gado, ou seja, o brete de contenção brasileiro imobiliza e oferece segurança para grandes animais como os Zebus (raça mais arisca entre os bovinos) até animais mais dóceis. Esse (...)

28Dez / 2022

Compost barn, o que é?

Leia Mais

Compost barn, o que é?    Você conhece o sistema Compost Barn? Ganhando cada vez mais espaço no Brasil, esse método busca conciliar criação com meio ambiente, proporcionando o conforto e bem-estar do rebanho.  Compost barn é um modelo de cama para vacas de leite que vem sendo cada dia mais utilizado e explorado no Brasil e em outros países. Esse é um modelo utilizado para vacas leiteiras que consiste em utilizar materiais orgânicos para se fazer a cama. Este modelo se basei (...)

15Dez / 2022

Rendimento de carcaça: o que é e qual a sua importância?

Leia Mais

Principalmente na pecuária, o termo "rendimento de carcaça" é comumente utilizado. Mas será que você tem real compreensão sobre ele? E por quê é tão importante entender a que ele se refere? Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre essa importante medida usada na atividade produtiva de corte.   O que é rendimento de carcaça?   Rendimento de carcaça é a medida padrão mais usada nas transações comerciais na pecuária e entendê-la é fundamental.  Esse n (...)

14Dez / 2022

Análise de amido fecal em bovinos confinados

Leia Mais

Com a intensificação dos sistemas de produção da carne bovina brasileira, o número de animais confinados vem crescendo anualmente. Segundo a ANUALPEC (2012), 3.876.350 bovinos foram confinados no Brasil, número este revertido para 4.672.543 em 2014. Concomitantemente, a inclusão de ingredientes concentrados na dieta desses animais também está em expansão, por fatores como: -Taxas de ganho mais alta e um acabamento mais rápido; -Menor consumo de massa seca, o que melhora a convers (...)

07Dez / 2022

Descorna em bezerros de corte: quando fazer?

Leia Mais

A descorna é uma prática comum na pecuária nacional, consistindo no impedimento do desenvolvimento de chifres em bezerros ou retirada dos mesmos em animais adultos.  Com o objetivo principal de evitar acidentes entre animais durante conflitos ou no transporte e manejo, momentos em que são dispostos muito próximos, a descorna ainda possibilita otimizar espaço no cocho. A descorna é um procedimento simples, mas que necessita de cuidados para que não cause danos ao animal, assim como (...)

29Nov / 2022

Métodos de Diagnóstico Parasitológico

Leia Mais

Animais de produção são criados com o objetivo de atingir o peso maduro para comercialização o mais rápido possível, ou seja, manejados e alimentados de forma que seu custo e tempo de engorda sejam os menores, aumentando assim as margens de lucratividade do produtor. Para que o animal possa expressar o máximo de desempenho produtivo, é necessário que alguns fatores sejam levados em conta, e seguidos da maneira mais efetiva possível. Por outro lado, mesmo que sejam fornecidas con (...)

25Nov / 2022

Como definir o melhor método de reprodução bovina em sua propriedade?

Leia Mais

  Se populariza cada vez mais no mercado pecuário os diferentes métodos de reprodução bovina que têm como objetivo otimizar a produção das propriedades. Entretanto, uma dúvida comum que surge entre os pecuaristas é relacionada ao método mais eficiente e por qual optar.  Para ajudá-lo a solucionar esta questão, neste artigo apresentamos alguns fatores a serem considerados na hora de fazer a escolha por um método de reprodução bovina para sua propriedade. Continue a leitura! (...)