Blog

Aqui você vai encontrar diversas notícias do mundo rural, e debater diversos assuntos.

13Jun / 2017

Importância do Manejo Racional de Bovinos na Qualidade da Carne

Leia Mais

Na tentativa de atender essa demanda do mercado consumidor, o pecuarista ou o técnico responsável devem priorizar pelo sistema de produção que respeita o bem estar animal, destacando-se a influência do ambiente, instalações, manejo do nascimento ao abate, cuidados de saúde, da oferta de alimento e água e do transporte (Embrapa, 2011). Em função disso, é necessário ampliar o conhecimento sobre a biologia do bovino, melhorando a interação entre o homem e o animal, minimizando as imp (...)

09Jun / 2017

Dieta de milho grão inteiro para bovinos de corte em confinamento

Leia Mais

No Brasil, o uso de dietas com alta proporção de concentrado vem sendo crescente com maior inclusão de grão em relação a fibra nas dietas de confinamento de bovinos de corte. Essa mudança tem como principal objetivo proporcionar maior eficiência e desempenho aos animais, e consequentemente, diminuir os dias de confinamento. Em levantamento realizado com nutricionistas de gado de corte, é possível notar a evolução no nível de inclusão de alimentos concentrados: em 2004 a inclusão m (...)

06Jun / 2017

Ensilagem - Alimento volumoso de qualidade no ano todo para o rebanho

Leia Mais

A ensilagem é um processo de conservação de forragem que tem sido amplamente utilizado com a finalidade de produção de alimento volumoso (silagem) de boa qualidade, durante todo o ano, permitindo o aproveitamento do excesso de forragens do período das águas para fornecimento aos animais, durante o período seco, quando ocorre uma diminuição qualitativa e quantitativa das forrageiras. O objetivo da ensilagem é conseguir, dentro da massa ensilada concentração de ácido lático, (...)

30Mai / 2017

CARACTERISTICAS E QUALIDADES DE CARNE BOVINA ANTE E POST-MORTEM

Leia Mais

No cenário atual brasileiro o consumo de carne bovina vem aumentando com o passar do tempo, o que aumenta desta forma a necessidade de se produzir mais. Por haver maior procura pela carne bovina, aumenta-se também a procura por produtos de melhor qualidade. A carne, para que ela possa atingir uma boa qualidade, são de extrema importância os seguintes fatores: (...)

25Mai / 2017

COMPOST BARN PARA VACAS DE LEITE

Leia Mais

Compost barn é um modelo de cama para vacas de leite que vem sendo cada dia mais utilizado e explorado no Brasil e em outros países. Esse é um modelo utilizado para vacas leiteiras que consiste em utilizar materiais orgânicos para se fazer a cama. Este modelo se baseia em ter um galpão, onde as vacas terão disponibilidade de percorrê-lo por inteiro na hora em que desejarem, ou seja, elas ficariam soltas, livres dentro (...)

15Mai / 2017

Acidose ruminal em bovinos de corte

Leia Mais

Por definição, acidose é o decréscimo de excesso de bases nos fluídos corporais em relação à quantidade de ácidos (STEDMAN. 1982). A acidose ruminal é uma alteração aguda ou crônica que se dá devido à ingestão excessiva de carboidratos facilmente fermentáveis, sendo problema frequente em ruminantes com dietas ricas em concentrados (OWENS et al., 1998). (...)

18Abr / 2017

IMPACTO DA MOSCA DO ESTÁBULO NA BOVINOCULTURA

Leia Mais

A Stomoxys calcitrans, comumente conhecida como “mosca dos estábulos” ou “mosca da vinhaça” é, atualmente, responsável por causar prejuízos de grande impacto econômico nas cadeias produtivas da pecuária bovina em alguns estados do Brasil, dentre eles Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais (OLIVEIRA, J. N., 2009). A “mosca dos estábulos” tem como hospedeiro a maioria dos animais, entretanto os bovinos são os que mais sofrem com a sua presen (...)

05Abr / 2017

Rendimento de Ganho de Carcaça

Leia Mais

Na bovinocultura de corte o produtor recebe pelo peso de carcaça de seus animais, ou seja, o rendimento de carcaça é de extrema importância, e há diversos fatores que interferem o peso de carcaça dos animais: genética, grau de acabamento da carcaça, idade e nível energético da dieta. Por exemplo, com o aumento de peso do animal e aumento da deposição de gordura aumenta o rendimento de carcaça. Dietas ricas em carboidratos altamente fermentáveis (dietas mais energéticas) aumenta (...)

29Mar / 2017

OPERAÇÃO CARNE FRACA

Leia Mais

É de conhecimento geral que a agropecuária é um dos setores que mais tem força no Brasil, e entre os vários ramos inseridos nele, a bovinocultura de corte ganha destaque especial, sendo mundialmente reconhecido. Os números não mentem, segundo o ANUALPEC (2015) o rebanho bovino brasileiro possui em torno de 198 milhões de cabeças, sendo o país o maior produtor comercial de carne bovina no mundo e o terceiro maior exportador. (...)

20Fev / 2017

Coimma no programa Terra Pecuária do Canal Rural.

Leia Mais

A webserie criada pela Coimma – Tecnologia na Produção Agropecuária e a Segurança Alimentar – está alçando voos maiores! Criada para a internet, a webserie começou a ser exibida na tv mediante parceria com o programa Terra Pecuária do Canal Rural. A série será exibida em 5 domingos e ontem (19/02/2017), a apresentadora Ursula Lucas divulgou a webserie e apresentou um vídeo com o teaser dos episódios. (...)