Perguntas Frequentes

Aqui você encontrará as respostas para a maioria de suas perguntas. Caso não encontre, não hesite em nos contatar.

Como a Coimma entrega meu pedido?

Dependendo da distância de entrega, a Coimma entrega e monta o equipamento, através de frota e de técnicos próprios, sem cobrança de adicional ao Cliente. Nesse caso correm por conta do Cliente os materiais de base (cimento, areia e pedra). Também se pede ao Cliente que forneça alimentação local para o técnico e a disponibilidade de 2 auxiliares para a montagem.

O que é e para que serve o cambão?

Cambão ou Travessa de Segurança para Castração é uma peça reforçada de madeira cilíndrica, transversal à estrutura do Tronco, localizada na traseira do compartimento central, móvel e com posições reguláveis. Quando em uso, fica estrategicamente pressionando para a frente os culotes (parte traseira das coxas) do animal, permitindo imobilização total e segura para castração, marcação, exame andrológico e outros serviços.

A Coimma faz calibração em Balanças Já instaladas de Clientes?

Calibração significa conferência oficial da precisão da Balança e somente o INMETRO pode realizar calibrações.

O que as pessoas chamam de “calibração” no dia-a-dia é um procedimento que a Coimma faz em Balanças Rodoviárias novas ou instaladas, que na realidade se chama Verificação de Pesos em Balanças. É como se fosse uma calibração mas não tem valor oficial.

A Verificação é feita usando-se um caminhão especialmente adaptado para isso, dotado de guindaste e depesos padrões, estes sim, aferidos pelo INMETRO.

Esse caminhão é a “Unidade Móvel Coimma de Verificação de Pesos”, também conhecido como “Caminhão de Pesos”, e seu custo de deslocamento é pago pelo Cliente, com negociação caso a caso.

A operação de Verificação em Balanças Rodoviárias é também realizada comercialmente por terceiros. Em geral são empresas ou particulares que trabalham com reformas de balanças e conseguem a certificação do INMETRO como “Verificadores” regionais ou locais.

Qual é a fonte de energia para Balança Eletrônica?

Para a maioria dos Indicadores, são três opções:

– Energia elétrica 110/ 220 V (através do carregador bivolt da bateria interna-fornecido/dependendo do indicador);
– Bateria interna recarregável;
– Bateria externa 12 V.

Os Indicadores Coimma KM3-N e KM3-Plus, possuem uma bateria interna, podendo assim serem usados sem qualquer fonte de energia externa. Quando totalmente carregada, a Bateria fornecerá um mínimo de 4 horas de operação contínua.
O carregador é fornecido juntamente com o Indicador. Para máximo desempenho recomenda-se carregar a bateria interna pelo prazo mínimo de 8 horas antes de iniciar o uso.
O carregador pode ser usado como carregador de bateria propriamente dito, apenas para carregar a bateria interna do Indicador ANTES do uso. Ou ainda, para fornecer energia ao Indicador de Pesagem DURANTE a sessão de pesagem e recarregando a bateria interna ao mesmo tempo (a pesagem segue normalmente).
Para conectar o carregador à rede elétrica, deve-se antes conectá-lo ao cabo de rede (fornecido com o produto), que possui na sua extremidade um pequeno plugue ou pino tipo “fêmea” para ligação ao carregador, e na outra extremidade, um plugue ou pino chato padrão para ligação na rede elétrica (o carregador fornecido é bivolt – 110/ 220 V).

Caso se use algum outro carregador será preciso prestar atenção à voltagem do mesmo e também à da rede.
Os Indicadores KM3-N e KM3-Plus possuem recurso de indicação de bateria baixa e de desligamento em baixa voltagem.

É possível adaptar uma Balança Eletrônica em um Tronco existente, instalado anos atrás?

Possivelmente SIM, se o Tronco tiver sido originalmente fabricado com Vigas Metálicas.

Definitivamente NÃO, se for Tronco Fixo (com os pés-direitos enterrados no concreto).

Os 4 modelos de Troncos utilizados pela Coimma para produção de Balança-Tronco (Tronco conjugado com Balança Eletrônica) são os Modelos Americano, Convencional Plus, Robust e Standard 3 Comandos (ou 3 Guilhotinas). Para esse fim são montados sobre Vigas Perfil “I”. Essa condição é indispensável para o Tronco compor a Balança-Tronco.

Num Tronco com Vigas preexistente, se ele não tiver sido montado sobre Vigas de perfil “I” prevendo-se no futuro a instalação de Balança Eletrônica, esta talvez ainda possa ser instalada, mas isso é feito apenas sob consulta e cada caso é avaliado e orçado individualmente. Por exemplo, o caso de um Cliente que possui um Tronco Convencional Plus montado sobre as antigas Vigas Cartola (ou Ômega), atualmente fora de linha, e deseja convertê-lo para Balança-Tronco, deverá ser consultado.

Nossos Representantes sempre verificam essa alternativa com os Clientes quando estão negociando Troncos. Em caso positivo de o Cliente pretender colocar Balança Eletrônica futuramente, será claramente observado no Pedido, que será Tronco com aquela particularidade – preparado para Balança-Tronco, com Vigas perfil “I”.

É possível converter uma Balança Mecânica em Eletrônica?

Não. Mas é possível dotar uma Balança Mecânica Coimma (para outras marcas de balança mecânica, sob consulta), de um equipamento que a habilita a fazer uma leitura digital do peso, ou em outras palavras, a ter um funcionamento eletromecânico: é o Kit de Conversão Eletrônico.

O Kit é composto por uma Célula Eletrônica de Carga (instalada na parte interna da coluna de pesagem da Balança Mecânica); pelo Indicador (caixa com visores digitais e botões), e pelos cabos de conexão. A fonte de energia é a bateria interna recarregável (carregador de bateria interna incluso no produto, como por exemplo, para os Indicadores de Pesagem da Linha Coimma – KM3-N e KM3-Plus). ou, como fonte alternativa, uma bateria externa comum de 12 V (bateria externa não inclusa no produto).

Como o Kit de Conversão Eletrônico funciona?

A Célula de Carga intercepta o peso que a Balança envia para o Braço e o informa ao Indicador. O peso digital exibido no visor do Indicador e o peso mecânico mostrado pelo Braço serão iguais, mas a Balança Mecânica passa a se beneficiar da rapidez da estabilização do peso e do acesso à tecnologia informatizada da Balança Eletrônica. O Kit de Conversão Eletrônico, deve ser instalado em Balanças com funcionamento normal e com seu peso verificado (ou “aferido”).

Qual é a necessidade da cabine do técnico nos Troncos de Contenção?

Cabine ou compartimento do técnico é aquele da parte traseira do Tronco, que fica entre o portão de entrada do animal e o portão de inseminação (também conhecido como portão anti-coice ou de proteção contra coice). Nesse compartimento trabalha o técnico ou o operador que realiza alguma ação de manejo zootécnico ou veterinário no traseiro do animal, como toque, castração, inseminação e outras.

A necessidade desse compartimento está na segurança do técnico ou operador que, protegido do animal contido e principalmente daquele que espera a vez de entrar no Tronco, poderá realizar um trabalho tranqüilo e de melhor qualidade.

Como e onde instalar a Balança Bovina Mecânica?

A instalação da Balança deve ser planejada em função do curral existente, ou em construção ou em reforma

• É indispensável prever a movimentação e o fluxo dos animais, através de apartadores antes e após a Balança.
• Também se deve prever o sentido do acionamento dos portões de correr e a melhor posição para a mesa (ou coluna) da Balança em relação à gaiola.
• A Balança deve ser localizada sempre sob cobertura, e montada de preferência acima do nível do solo, para melhor ventilação do mecanismo de pesagem da parte inferior e para facilitar o acesso para limpeza e manutenção.
• Deve-se evitar a passagem desnecessária por ela, de animais que não serão pesados. Balança é um equipamento de precisão, destinado a pesar, que não deve ser utilizado como corredor.
• Muitos criadores preferem ainda o curral com Tronco de Contenção e com Balança Bovina Mecânica em peças separadas, ao contrário de outros, que já preferem o equipamento conjugado que é a Balança-Tronco ( Balança Eletrônica conjugada com Tronco de Contenção).
• A Coimma fornece sugestões e projetos de Currais mostrando a melhor disposição dos diversos equipamentos como Balança, Tronco de Contenção.
• Você também pode consultar a nossa pagina de contato e fazer as suas perguntas.

Balança Mecânica ou Eletrônica - Como decidir?

Ambas desempenham perfeitamente o trabalho que se espera delas, e possuem vantagens e desvantagens em relação à outra, que o produtor deve considerar em relação às necessidades, características e peculiaridades de sua operação fundamental, para aquele que não possui esse equipamento, é conscientizar-se de que a tendência sem volta da pecuária é de tecnificação e de busca por resultados, e que uma Balança é parte inseparável disso.

Como uma propriedade poderá buscar resultados se não tiver a ferramenta certa para medir os ganhos e o peso final de seu rebanho? Para avaliar o desempenho de uma nova gramínea, de uma nova formulação de suplemento mineral ou vitamínico, ou a resposta a um plano de calagem, de adubação ou a uma nova divisão de piquetes para rotação? Para determinar com precisão o peso vivo para administração de um medicamento, ou para a inseminação correta daquela novilha de alto preço, para a primeira cria?

Uma Balança de qualidade é indispensável na fazenda de pecuária do século 21. Veja a Tabela abaixo com os principais pontos de comparação entre Balanças Mecânica e Eletrônica.

BALANÇA MECÂNICA

BALANÇA ELETRÔNICA

Equipamento tradicional e bem conhecido pela durabilidade, existem Balanças Coimma funcionando perfeitamente há 25-30 anos.

Tecnologia nova no Brasil, aproximadamente 9 anos de mercado.

Não depende de fonte de energia.

Depende de fonte de energia elétrica-bateria interna ou bateria externa de 12 V.

Fácil manutenção. O treinamento do operador é mínimo.

Manutenção especializada – exige bom suporte do fabricante. Exige um mínimo de capacitação do operador para leitura das telas.

É necessário esperar a estabilização do Braço na pesagem.

Estabiliza em segundos – é muito mais rápida.

Estrutura fixa no local sem permitir alternativa de uso múltiplo.

Oferece flexibilidade de uso – plataforma/ cocho/ gaiola fixa/ gaiola suspensa/ tronco de contenção/ uso portátil, podendo ser facilmente levada de uma fazenda a outra.

Apenas mostra o peso no ato da pesagem. (Balanças Coimma acima de 2000 kg oferecem opção de Braço com impressão de ticket em 3 vias carbonadas com o peso)

Mostra o peso na pesagem, registra na memória para leitura posterior, pode ser conectada a computador, impressora ou coletor de dados. Possuem recurso de apartação por limite de peso, de identificação individual do animal, de pesar com rendimento de carcaça, de geração de relatórios, gráficos e informação de ganho de peso. São compatíveis com softwares comerciais de gerenciamento pecuário.

Adaptando o Kit de Conversão pode ter acesso à tecnologia eletrônica (embora continue a pesar também com o Braço).

A própria pesagem já é 100% eletrônica.

Não depende de cabos e conexões para funcionar.

Depende de cabos e conexões.

Por ser de instalação fixa, exige cobertura.

Por ser portátil, dispensa cobertura. Terminada a pesagem, pode ser desligada, guardada ou levada para pesar em outra fazenda.

Instalação fixa consome mais materiais – maior investimento.

Instalação econômica – menos materiais/ menor investimento.

Ocupa espaço mínimo de curral e cobertura de 3 m².

Praticamente não ocupa espaço.

É inviável sua montagem com Tronco de Contenção.

Funciona perfeitamente conjugada com Tronco, formando o conjunto Balança-Tronco.

A opção de escolha é apenas por capacidade de pesagem e número de animais / tamanho da gaiola.

Inúmeras opções de Indicadores de Pesagem, cada um com seu leque de recursos, e de Barras de Pesagem.

O que é necessário para construção das bases dos Troncos e Balanças?

Os materiais para construção das bases são fornecidas pelo Cliente e deverão estar disponíveis no momento da montagem:

BALANÇAS

Cimento (sacos)

Areia Grossa (m3)

Pedra Britada(m3)

Modelos para pesagem individual

4

1/2

1/2

Modelos BRETE, BRETE-ME e RETANGULAR-ME – Modelos B-1, B-2 e B-4

4

1/2

1/2

Modelo B-6

6

1

1

Modelo B-10

10

1 1/2

1 1/2

 

TRONCOS DE CONTENÇÃO

Cimento (sacos)

Areia Grossa (m3)

Pedra Britada(m3)

Modelos Robust, Convencional Plus e Americano Plus – todos com Vigas

4

1/2

1/2

Modelos Convencional Plus, Americano Plus e Standard – todos Fixos

7

1

1

 

Como os equipamentos são instalados em fazendas, e nestas, na maioria das vezes em currais e retiros bem afastados, e como o técnico montador é também o motorista do caminhão de entrega, seria irracional ele ter de largar tudo para procurar um lugar para almoçar ou tomar um lanche. Devido a essas particularidades, a Coimma pede também ao Cliente que ofereça alimentação ao técnico responsável pela montagem, assim como 2 ajudantes para ajudar na montagem. São pequenas providências sem custo para o Cliente mas que dão uma grande ajuda para uma montagem rápida e precisa do seu equipamento.